quarta-feira, setembro 30, 2009

Pesadelo em Elm Street...remake...





..ok, podia começar já por dizer...mais um? Não chega já a quantidade industrial de fezes mal cheirosas que os senhores dos estúdios lá dos estados unidos das américas, à falta de imaginação, ou puramente para sacar mais uns dinheiros ao público mentecapto no qual com vergonha me incluo por vezes, com algo que, em tempos passados teve a sua dose de sucesso, evacuam para a cara do espectador atraído pelo título que suscita a mais pura nostalgia e no fim fica apenas um gosto estranho na boca e o eterno pensamento..."epa, isto cheira e sabe a merda...tu queres ver...?".
Vamos por partes, Freddy Krueger é e sempre será uma personagem da minha infância/adolescência/adultidade. Foi ainda em tenra idade que me foi dado a conhecer aquele senhor, todo ele marcado por vastas queimaduras desfigurantes, facas nas mãos, chapéu castanho, blusa às riscas verdes e vermelhas e um potencial homicida do mais original que eu, enquanto criança inocente e ignorante, já tinha tido conhecimento. 7 filmes depois, chega este "novo" filme. Um remake. Com novidades.
O actor que interpretou durante os 7 filmes a personagem de Freddy Krueger ficou de fora, o que, à partida, colocou imediatamente este filme na categoria "criticar, muito". Mas, uma análise que até nem precisa de possuir o maior rigor, vem informar que Robert Englund já está nos 60 e tal anos de idade e que um dos últimos filmes no qual participou tinha o título de "Zombie Strippers!", não obstante o merecido Facepalm por contracenar com Jenna Jameson, a auto-proclamada rainha do porno (que entretanto abandonou essa lucrativa carreira), estes dois factos serão suficientes para convencer qualquer um que Robert Englund já não tem a pedalada necessária para encarnar o exigente papel de Freddy Krueger..a não ser, claro, que o objectivo seja um Freddy Krueger que, enquanto os adolescentes estão fora do mundo dos sonhos, tem consulta marcada no Ortopedista porque deslocou a bacia enquanto subia as escadas para ir jogar à moeda com os outros idosos do lar...
O escolhido para trazer nova alma a Freddy Krueger é Jackie Earle Haley, recentemente apreciado no bem e mal amado Watchmen, no qual fez um papel muito bem conseguido e mostrou algumas das suas qualidades enquanto actor. Na minha opinião, foi uma boa escolha. Este já experiente actor tem muito para dar à personagem e acredito que dali sairá uma justa homenagem a sir Robert Englund/Freddy Krueger sec XXI.
Pontos negativos de tudo isto:
Michael Bay!!! Apesar de na ficha do IMDB não aparecer este nome, somos assombrados logo no trailer com a informação "From Producer Michael Bay". E o que me assusta aqui? Tudo, primeiro, o nome em si, depois ser chamado de produtor. Títulos como Armageddon, Pearl Harbor, e, o fillet mignon do esterco cinematográfico recente deste assassino, Transformers 1 e 2.
E é efectuando a comparação entre trailers que se manifesta o meu medinho. Lembro-me da primeira vez que vi o trailer do mais recente Transformers e até pensar "Olá, isto é capaz de estar aqui um filme de acção aceitável" e sair da sala de cinema como se tivesse sido pontapeado repetidas vezes na região escrotal durante 2 horas e tal. O filme é uma merda. Ponto final. E transformers eram também eles uma presença assídua da minha infância...destruída pelo senhor Miguel Baía.
Segundo ponto negativo (ou não): o director (Samuel Bayer) vem directamente do mundo dos videoclips musicais (Green Day-Stay together.., Offspring-gotta get away, TSP-bullet with butterfly.., entre outros). Até que ponto a experiência nesse assunto especifico, irá influenciar a qualidade final que se pretende? Será a capacidade de impressionar e agradar durante os 3-4 minutos dum clip musical normal suficiente para fazer exactamente o mesmo em larga escala ou tornará um filme de "culto" num clip aborrecido?
A cereja no topo do bolo, a dupla de escritores, para mim e para o IMDB, quase desconhecidos. Wesley Strick e Eric Heisserer, sendo que o primeiro esteve envolvido nalguns filmes, entre eles o Santo (com Val Kilmer), Aracnofobia e mais recentemente...Doom.... e o segundo trata-se mesmo da sua segunda participação activa na comunidade cinematográfica, sendo que a primera corresponde a um episódio de um programa de Tv. As cunhas deviam ser jeitosas.
Curioso estou, resta apreciar o trailer e esperar até 2010...

segunda-feira, setembro 14, 2009

The 4th Kind

Milla jovovich regressa ao grande ecrã neste thriller que supostamente será baseado em filmagens reais, digo supostamente porque ai há uns anos apareceram umas filmagens duma bruxa num bosque e aquilo era tão real como a qualidade dos argumentos de qualquer série Portuguesa dos últimos 50 anos.
A história: misteriosos desaparecimentos ocorridos nos últimos 40 anos em Nome, uma cidade do Alaska, levam a Dra Abigail (Jojovich) a querer explicar o inexplicavel, entrevistando os locais recorrendo à gravação video das sessões. No próprio trailer, somos presenteados com Milla Jovovich a explicar que o filme é baseado nos videos dessas sessões, propriedade da verdadeira Dra Abigail. Depois acontecem coisas estranhas. Os bichos verdes e/ou cinzentos estão out there...
Pessoalmente, o trailer despertou-me a curiosidade, o bichinho dos X-Files acordou e agora só será satisfeito depois de sair da sala de cinema.
E espero sinceramente que seja uma saída como tive oportunidade de experienciar depois de ver Inglorious Basterds. Finalmente, FINALMENTE, depois de muitas idas em vão, saí de uma sala em que o filme superou as expectativas levadas. Obrigado Tarantino.

Adiante, vamos esperar pela data de estreia para depois ver se, de facto, temos aqui um filme medianamente razoavel (bom duvido seriamente que o seja), ou, à semelhança de muitos outros de género semelhante, entra pelo globo ocular dentro e é imediatamente transformado em fezes liquidas e um ou outro gas..

Trailer:


Possivelmente uma das músicas mais idiotas de sempre...

..que cada vez que ecoa no meu pavilhão auditivo, para além de me provocar uma forte diarreia mental, evoca o saudoso tema do totoloto dos idos anos 90 "2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, sábado....domingo...vai a malta apostar. 5 dias da semana, ao sábado é pra ganhar" (provavelmente haverá um erro neste jingle comercial, não me recordo bem), pelos multi galardoados e sobrevalorizados black eyed peas protagonizou uma bonita surpresa à celebridade ex-gorda-ex-magra mais famosa lá das américas e arredores. Foi em comemoração dos 20 anos de programa, com 800 bailarinos contratados, sendo que posteriormente a dança se estendeu às 20000 pessoas que viam o espectáculo. Os buraka americanos fazem coisas mais engraçadas que os black eyed peas portugueses...

quarta-feira, setembro 09, 2009

Tenho das profissões que exige mais seriedade...

..de que outra forma poderia eu olhar nos olhos da velhota de 80 anos, metro e trinta, com apenas dois dentes no estore superior e zero no inferior, depois de proferir a seguinte frase: "É que eu tenho ilmrróidas, e depois quando me dá parece que saem batatas cá para fora e aquilo doi" sem soltar vários, e das mais distintas sonoridades, gases, de tanto rir?
É duro...

quarta-feira, setembro 02, 2009