quarta-feira, maio 18, 2005

Round 2...

Resposta do representante legal do Nilton à resposta:

Caro Jml. Antes de mais devo dizer que deixei o mail, mas pelos vistos resolveu ignorar o facto. Tudo bem, nao tenho qualquer problema em discutir esta questao em publico. Fique sabendo que em Portugal dificilmente encontrara alguem que saiba tanto da carreira do Seinfeld e de muitos outros Stand up´s Internacionais como o Nilton. O facto de haver um tema que seja igual nao faz disso uma copia. É curioso V. Exª acusar alguém de plagio e nem se lembrar porquê, para isso temos de ter fundamentos. Noto agora que nem merece que perca tempo consigo, o Nilton é muito trabalhador, é seguramente o Stand Up que mais escreve em Portugal e dedica-se há muitos anos ao humor. Muito antes desta febre que Portugal vive. desde 91 que Nilton escreve textos e desde 97 que os interpreta no palco. Muito antes de se saber quem era o Seinfeld e muito antes de Você saber o que é Stand up. Foi o primeiro Stand up da nova geração e para provar que não precisa de copiar seja quem for, tem um DVD gravado em 2002, um ano antes de aparecer o Levanta-te e ri. Um livro que vendeu 64 mil exemplares, crónicas diárias na Radio Comercial e todo o trabalho em televisao. Autor de um programa que se mantém em Prime time ha mais de um ano e que vai para a sexta serie. Tem mais de 15 horas de espectaculo escritas. Se quiser arranjo-lhe mil temas que comediantes de todo o mundo falam e que sao os mesmo, mas isso é porque o mundo e pequeno, mas cada um tera a sua visao das coisas. Se acha que em determinado tema - que ainda nem sei qual e - o Nilton tem a mesma do Seinfeld, isso so poderá ser uma feliz conicidência. Como ja expliquei, ele nao precisa de copiar ninguem. Muito obrigado e como deve calcular nem irei contar este episodio ao meu artista. Ele tem mais com que se preocupar. 1 abraço Rodrigo F.Manager Nilton 05.16.05 - 8:47 pm #




Resposta do representante legal do estranha vida à resposta do representante legal do Nilton à resposta:
Não resolvi ignorar facto nenhum, o mail não foi deixado em nenhuma parte do site, se duvida basta consultar o post original onde colocou a sua queixa.
Passando à frente, ninguém lhe pediu para comentar o que quer que fosse no meu blog, está a perder tempo apenas e só por sua inteira vontade.
E o facto de a interpretação e texto na actuação a que toda esta discussão diz respeito ser igual, não semelhante, igual, lamento informá-lo que faz disso uma cópia, senão, qual a definição de cópia?Para deixar bem esclarecido, consultemos o dicionário, segundo o site online http://www.priberam.pt:
"grande quantidade; abundancia; reprodução de um modelo; traslado; transcrição; imitação; plágio".
Dado esta definição bastante esclarecedora e apoiando-me nos dados que me apresentou que "dificilmente encontrara alguem que saiba tanto da carreira do Seinfeld e de muitos outros Stand up´s Internacionais como o Nilton" vejo-me ainda mais forçado a afirmar que se trata de nada mais nada menos de uma cópia pois a conhecer tão bem a rotina de Seinfeld sabe certamente o que é material igual e o que não é.
Em relação ao facto de o dito artista interpretar textos desde 97, "muito antes de se saber quem era o Seinfeld", apenas uma palavra me vem à cabeça...desculpe?
A série televisiva intitulada primeiramente The Seinfeld Chronicles e depois apenas Seinfeld estreou em 1991 e terminou em 1998, sendo que já em 1997 a série era transmitida pela TVI relativamente há algum tempo. Costumava ver?
Nunca disse aqui que era algum tipo de génio ou guru do stand-up, tenho apenas, tal como todos os espectadores, direito a ter uma opinião, opinião essa justificada.
Concordo em absoluto que existem milhares de comediantes a falar do mesmo assunto e que cada um tem a sua visão pessoal da coisa, o que é certo é que neste caso não houve visão própria do assunto.
Dou os meus mais sinceros parabéns ao Nilton por todo o seu sucesso e dedicação a uma carreira por vezes ingrata e desejo-lhe a melhor da sorte para o futuro.
Obrigado eu e apareça sempre que quiser.
E acredito que o seu artista tenha mais com que se preocupar...

Sem comentários: