quarta-feira, dezembro 14, 2005

Adeus Júlio de Matos, fair well...





Dia 30
(nota do editor: Devido à dimensão dos textos anteriores, vou tentar reduzir ao essencial)
Hoje foi dia de domicilios, ou seja, dia de administrar terapêutica depot, que, por outras palavras, é terapêutica com efeito prolongado que se administra a doentes que estão em casa e que por uma ou outra razão não se deslocam ao HJM...Por um momento, talvez derivado do cheiro que se fazia sentir na casa de uma das doentes (um misto de urina e ranço, com um travozinho a mofo) dei por mim a aguardar com expectativa a entrada de dois individuos com calções de cor berrante e luvas enfiadas nas mãos, na esperança de assistir a um combate de boxe, pois o penteado da referida senhora em tudo fazia lembrar Don King, o famoso agente de Tyson e afins.
Para quem está esquecido:


Ainda neste dia desloquei-me ao forum almada afim de mais uma aventura cinematográfica, desta feita um filme que me transmitiram como tendo um final inesperado..."Enquanto ai estiveres"...no final a moçoila morta-que-não-estava-morta-mas-sim-em-coma-e-por-isso-aparecia-como-um-espírito "Salta" do coma e fica junta com o moçoilo que a desperta do coma...para mim, na minha modesta e algo inocente opinião, um final inesperado neste tipo de filme seria se, na verdade, o moçoilo fosse um piáçaba e a morta-que-não-estava-morta-mas-sim-em-coma-e-por-isso-aparecia-como-um-espírito fosse na realidade uma doméstica do tempo da revolução Francesa...aqui sim, na minha (e, volto a referir, singela) opinião seria um final completamente inesperado, do qual sairia da sala certamente a dizer: "chiça, isto é que foi um final inesperado!"



Dia 32
Mais uma vez fui ao cinema com a minha colega de casa e tentei-lhe explicar, através das ocorrências, as pequenas coisinhas que fazem um homem sentir-se mais homem, tratando-se aqui o sentido de sentir-se mais esperto que os outros.
Na fila do cinema, forum almada, dezenas de pessoas na fila, quando o que basta é dirigir-se aos balcões das pipocas e pedir o bilhete pretendido. Vislumbrámos as crónicas de Nárnia (Resumido: o escritor era amigo do Tolkien, há fantasia,tá bem; leão morre, leão ressuscita; Crianças transformam-se em guerreiros experientes e assassinos; bons ganham, bruxa má perde; Reina a paz; Yupii) e no final tive a ideia de, sabendo de antemão que a colega ainda não tinha visto o Crime do Padre Amaro, quando terminasse o filme, irmos às casas de banho, aguentarmos um pouco e quando fosse hora do inicio da nova sessão entrarmos na sala e deliciarmo-nos com o filme (ver Soraia Chaves em tamanho gigante pela 2ª vez nunca fez mal a ninguém, certo?).
Obviamente resultou pois o controlo é pouco apertado.
Infelizmente a minha colega não compreendeu estas pequenas vitórias e passou a maior parte do filme a tremer, desconfiada, afirmando "eles têm de ter camaras aqui para controlar isto!" e a querer levantar-se e ir embora....mulheres....



Dia 34
Começa a contagem decrescente e os dias em que apetece fazer muito pouco pois já se pensa no regresso a casa...começam também os dias em que começo a pensar em mil e quatorze maneiras diferentes de assassinar violentamente a minha colega de casa...



Dia 35
Dia marcado pelo Senhor JS, um senhor muito apelativo que, peço perdão aos mais sensíveis, chega mesmo a tornar-se algo chato, uma vez que tentamos falar com outros doentes e ele chama-nos puxando a farda...alguns exemplos dos delírios (ou não, ou nao), deste senhor:
"Comecei no karate aos 3 anos, passei pela capoeira e agora estou no full contact. Mas estou proibido de lutar! Só posso levar nos cornos."

Relativamente a um programa sobre tsunamis que era transmitido na TV:
"Já apanhei ondas maiores que estas na Ericeira!" A prancha do campeão nacional de Surf? Tenho-a na sala a servir de mesa"
"Eu inventei uma fórmula para purificar a água, transformava água com lama em água potável, e enviei para as crianças que precisavam"

PS:Já comprei o relógio do benfica, aquele que me faz sentir um verdadeiro benfiquista...vai daí, já devo dinheiro a toda a gente e quando chego a casa é tudo varrido a murro e pontapé.



Dia 37(ÚLTIMO TURNO):
E chega ao fim mais uma etapa, onde muito se aprendeu e onde se tomou contacto com uma realidade totalmente diferente que só os que conhecem de perto sabem dar valor.
Foi feita a reunião com o professor e enfermeiros perceptores, nota final 16,3. Não é mau mas podia ser melhor.
No decorrer do turno, por volta das 10:00, a senhora E, uma senhora que desde o 1º dia de internamento sempre foi muito calma, muito adequada, sempre muito simpática e bem disposta, entrou na sala polivalente de braço dado com uma outra doente, enquanto olhava para cima e dizia "Anda cá baixo, anda" e esboçava um leve sorriso. Estando mesmo a seu lado, pensei que vinha na brincadeira com a outra doente...antes fosse. O "anda cá baixo" começou a repetir-se, fixando-se o seu olhar num ponto do tecto, aumentando de tom, enquanto a sua expressão facial mudava por completo. Ás tantas gritava "OH PAI! ANDA CÁ BAIXO! SEI QUE ESTÁS AÍ PAI! EU TOU-TE A VER! ELE ESTÁ ALI!ESTÁS AÍ PAI!OH PAI", enquanto repetia (principalmente) OH PAI! lançou-se ao chão e começou a rebolar sobre si própria por todo o salão, gritando, aliás, berrando...
Enquanto isso estavam 12 alunos de enfermagem, 1 psiquiatra, dois enfermeiros e vários doentes olhando, incrédulos, pois esta senhora ainda não tinha manifestado qualquer comportamento deste género. Eu e outras colegas auxiliámos o enfermeiro chefe a deitar a senhora na NOT(Núcleo Observação e Triagem), ficando "presa"(palavra forte, ok) à cama com cinto. Enquanto lhe colocávamos o dito cujo a senhora olhava para cima, dizendo: "Vês o que me estão a fazer? Estão a fazer o mesmo que fizeram ao teu filho!" Passado poucas horas já estava a pé a comprar rifas....


P.S.:
Relativamente ao comentário deixado no post anterior, que passo a citar:
"sobre foto e texto que escreveu sobre senhor de coruche. queria apenas informa-lo que finalmente foi internado e esta a fazer uma cura intensiva. Obrigado por publicar aquele assunto que foi determinante para que isso tivesse acontecido maria 12.04.05 - 1:35 pm "
Acreditem que fiquei com um sorriso nos lábios após ler este comentário, é muito, muito bom saber que fizemos alguma coisa "mexer", algo evoluir. Aqui ficam as minhas maiores felicidades para o senhor em questão e a certeza que ainda existem muitos na mesma situação e pior que necessitam de auxílio...
Post original:
http://estranhavida.blogspot.com/2005/09/misria.html

Sem comentários: