sábado, janeiro 14, 2006

Primeiro Parto...

A próxima vez que alguém me disser que um parto é uma coisa linda leva imediatamente uma berlaitada nos queixos e um valente "Tás parvo ou quê?" proferido em elevados decibeis às orelhas.
É, de modo simples e conciso, umas das coisas mais nojentas de se ver. Explico.
Como devem ou não saber, o mais provavel é não saberem visto ainda não ter feito referência ao mesmo, encontro-me a estagiar no serviço de obstetricia do HES, e hoje, foi-nos proporcionada a hipotese de vislumbrar pela primeira vez um parto (nós, eu e minha colega).
A emoção era muita, pois tal experiência era completamente nova...emoção essa depressa ultrapassada pelo espanto e um leve esgar de enojado para não dar muito nas vistas...
Pois bem, quando entramos na sala de partos, já a senhora se encontrava de perna aberta, pronta a expulsar o pequeno parasita que durante 9 meses se alimentou no seu interior.
Era chegada a altura da episiotomia, para quem não sabe, trata-se de um corte nos lábios vaginais com uma tesoura, para alargar o canal de saída do piqueno, logo aí, até a mim me doeu, bem como à minha colega, que muito provavelmente estaria a ter uma pequena viagem ao futuro e a imaginar-se naquela posição, a esventrarem-lhe a genitália.
Visto o piqueno não estar a colaborar e as contracções não serem suficientes para o expulsar, o obstetra optou pelo uso de ventosa, que é isso mesmo que estão a pensar, embora um pouco mais sofisticada que a ventosa do dia a dia que usamos para colocar peluches e apêndices bonitos e vistosos nos vidros dos automóveis.
Entre puxões, o desprender da ventosa pelo menos 3 vezes com um barulho muito semelhante a um "ploc", muito sangue à mistura, nova incisão com a tesoura para alargar o canal, uma enfermeira toda em cima da barriga da mãe a fazer força para ajudar à expulsão e mais sangue, lá surgiu a cabeça do piqueno, a dar as boas vindas ao mundo. Um parto nos filmes é muito bonito, não há dúvida nenhuma, o bebé sai praticamente limpo, não existem cordões umbilicais, não há expulsão de líquido amniótico pela boca e nariz do recém-nascido assim que entra em contacto com o exterior, é tudo flores, borboletas e risos de crianças...UI.
Apenas digo uma, aliás, duas coisas:
Se já tinha enorme respeito pelo sexo feminino, duplicou grandemente depois de ver o que passam num parto.
Palavras da minha colega no final do parto: "Quem não vai ter filhos sei eu!"
E pronto, mais um episódio divertido chega ao fim. Próxima etapa: ver uma cesariana.



Sem comentários: