Ainda não tinha exposto a minha opinião referente a este filme, vai daí, optei por descortinar, apanhando um pouco daqui e dali, a personagem de Hugo Weaving (o sujeito do quarto V no qual os resultados dão alguma esperança).
Quero desde já deixar bem claro que não abordarei a personagem em si, mas sim o homem de carne e osso no qual "V" se inspirou para levar a cabo o seu plano, usando para isso uma máscara retratando o dito individuo...Guy Fawkes de seu nome. O objectivo de V é concluir o que a Guy Fawkes impediram, em 1605. Explodir com as casas do Parlamento...
Remember, Remember the Fifth of November
The Gunpowder Treason and Plot
I know of no reason why the Gunpowder Treason
Should ever be forgot
É assim que se inicia o filme em questão, e que ficamos a conhecer Guy Fawkes, ou Guido Fawkes, como preferirem, soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da Pólvora" (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, tal não era o descontentamento do povo Inglês, perseguidos consoante as escolhas religiosas.
Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o parlamento inglês durante a sessão, porém, devido à presença de inocentes, houve novos planos no sentido de cancelar a investida, notícias que chegaram aos oouvidos do rei que por sua vez ordenou uma busca. Guy Fawkes foi apanhado com explosivos e após o seu interrogatório e tortura foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato.
Actualmente, a sua captura é celebrada no dia 5 de Novembro, na "Noite das Fogueiras" (Bonfire Night).
PS: O filme foi inspirado numa BD escrita há 25 anos por David Lloyd e Alan Moore, sendo este último argumentista de vários “comics” adaptados ao cinema, como “Liga de Cavalheiros Extraordinários”. Moore rejeitou a adaptação, considerando que se trata de uma apologia do terrorismo, não permitindo que o seu nome figurasse no genérico. Curiosamente, a estreia do filme foi adiada por diversas vezes, provavelmente devido aos atentados ocorridos em Londres no dia 7 de Julho do ano passado. “V de Vingança” surge um objecto de contra poder que de algum modo cauciona o terrorismo como forma de defender as liberdades cívicas – é desconcertante observar a explosão do Parlamento e do Big Ben, simulada através de uma maqueta com 13 metros de comprimentos e 6 de altura.
Quanto ao filme, na minha opinião está muito bem conseguido, os pseudo-intelectuais dão-lhe 3 estrelas, dizem que isto e aquilo. Relativamente ao facto de rebentarem com o Parlamento numa altura que ainda se vive o 11 de Setembro intensivamente e tendo em conta a constante ameaça do terrorismo...vamos ver no que dá.
Eu (negrito e sublinhado) gostei!
8/10
Achievement in Visual Effects
KING KONGJoe Letteri, Brian Van't Hul, Christian Rivers and Richard Taylor
Best Animated Feature Film of the Year
WALLACE & GROMIT IN THE CURSE OF THE WERE-RABBITNick Park and Steve Box
Best Animated Short Film
THE MOON AND THE SON: AN IMAGINED CONVERSATIONJohn Canemaker and Peggy Stern
Achievement in Makeup
THE CHRONICLES OF NARNIA: THE LION, THE WITCH AND THE WARDROBEHoward Berger and Tami Lane
Achievement in Music Written for Motion Pictures (Original Score)
BROKEBACK MOUNTAINGustavo Santaolalla
Achievement in Sound Mixing
KING KONGChristopher Boyes, Michael Semanick, Michael Hedges and Hammond Peek
Achievement in Music Written for Motion Pictures (Original Song)
"IT'S HARD OUT HERE FOR A PIMP" FROM HUSTLE & FLOWMusic and Lyric by Jordan Houston, Cedric Coleman and Paul Beauregard
Best Motion Picture of the Year
CRASHPaul Haggis and Cathy Schulman
Houve um crash nos óscares (Ok, piada estúpida mas justificavel)! Muita crítica se fez por os cowboys homossexuais não terem levado a estatueta para casa para usarem sabe-se lá como, mas fico muito contente por Crash ser o justo vencedor.
Mais informo que são 4:43 da manhã e às 9:00 começo a ouvir professoras a debitarem "morraça" no seminário de comunitária...ao menos não sonho com cowboys gays...