segunda-feira, dezembro 26, 2005

Nomatica



Correndo o risco de generalizar, acredito que dentro do vosso grupo de amigos alguém, em algum momento da sua vida, já tenho feito uma encomenda neste
  • site
  • e, através da minha experiência pessoal que em breve discriminarei, deixo agora uma recomendação, caso vós ou alguém conhecido tencione efectuar algum tipo de encomenda no referido site:

    NÃO O FAÇAM!!


    Neste momento tenho 1440.00€ pendentes na conta bancária destes senhores...passo a explicar:
    Efectuei encomenda de um kit Canon EOS 350d e mais uns acessórios, mesmo aparecendo a informação de ruptura de stock no site, era permitido efectuar a encomenda até ao fim. E como funciona o pagamento? Ou visa ou transferência bancária. O dinheiro foi enviado por transferência bancária dentro do prazo por eles estipulado e imediatamente recebi um e-mail (automático) que o pagamento tinha sido efectuado (isto no dia 12 de Outubro).
    Até aqui tudo bem, os problema surgiram depois. Dia 3 de NOvembro recebo um e-mail através de uma senhora, Cynthia de seu nome, informando-me que o produto não está disponivel em stock, dando-me a alternativa de, ou restituirem o dinheiro ou escolher outro produto. Ao consultar outros sites (www.pixmania.com, por exemplo) verifiquei que o mesmo produto se encontrava em Stock, e pensei para mim mesmo na minha doce e ingénua inocência: "o pagamento está feito, vou aguardar mais uns dias, pode ser que recebam alguma coisa".
    Dia 14 de Novembro, novo mail, desta feita uma tal Bárbara, repetindo a mesma lenga lenga, "A sua encomenda continua pendente por aguardarmos receber os artigos que nos encomendou" e mais uma vez "escolha outro produto ou peça o reembolso", aguardei mais uns dias, pesquisei e analisei outros sites conforme me era possivel e dia 23 de Novembro (a disponibilidade não era muito pois este período coincidiu com o estágio em Lisboa) pedi o reembolso.
    No site www.pixmania.com tinha encontrado sensivelmente o mesmo que me interessava, embora cerca de 200€ mais caro, tendo, no entanto, o efeito apelativo de, em 48 horas, o produto se encontrar disponível para levante na loja situada no Palácio Sotto Mayor.
    Dia 25 de Novembro recebo o desejado e-mail, quoting Cynthia: "Estimado cliente,
    Na sequência da sua comunicação E-mail, venho pela presente informar-lhe
    que sua encomenda foi anulada, conforme solicitado. O devido reembolso
    sera efectuado na conta , num prazo legal maximo de 30 dias"
    Visto tratar-se de um caso urgente pois a nova encomenda já se encontrava disponível para levante, contactei a nomatica explicando a situação (o necessitar do dinheiro e a dependência desse dinheiro para levantar a encomenda). O apoio a cliente enviou--me um e-mail personalizado muito giro, curiosamente muito similar ao anterior:
    Segundo a dona Cynthia:
    "Na sequêcia da sua comunicação E-mail, venho pela presente informar-lhe
    que O devido reembolso sera efectuado na conta vinculada ao cartao, num
    prazo legal maximo de 30 dias."

    Dia 7 de Dezembro, dia D, dia de mandar foDer os clientes:
    quoting:

    "Estimado cliente

    A nossa sociedade conheceu um forte crescimento nestes últimos 5 anos.
    Procurou activamente investidores nestes últimos meses para financiar este
    crescimento.
    Na ausência duma oferta firme e definitiva, a Nomatica decidiu pôr-se sob a
    protecção da lei de forma a
    permitir a continuidade da sua actividade.
    A procura de investidores continua no âmbito deste procedimento.
    Todas as encomendas efectuadas pelos clientes não satisfeitas até agora serão
    honradas ou será
    efectuado um reembolso logo que chegue um investidor.
    Agradecemos aos nossos clientes a confiança que continuam a atribuir-nos.

    A Direção Nomatica"


    A preocupação invadiu-me como um "carocho" invade um centro de saúde abandonado em busca de frascos de metadona ressequidos e imediatamente contactei a so-called "empresa Nº1 europeu na Net". Desta vez calhou à senhora Bárbara responder (8 Dezembro), começando o e-mail com alguma preocupação aparente na situação que lhe tinha exposto, para logo depois fazer um copy paste do comunicado enviado para os clientes...
    Eu não precisava de ler o comunicado de novo! Eu li o comunicado! Por alguma coisa enviei um e-mail para indagar onde se encontrava o dinheiro por mim depositado e qual o processo de transferência do mesmo. Após o pagamento ser efectuado, para onde vai o meu dinheiro? Porque motivo não está disponivel para reembolso se a encomenda não se viabilizou? ONDE ESTÁ O MEU DINHEIRO?
    Foram sensivelmente estas perguntas, embora menos dramáticas que expus aos senhores (ou melhor, senhoras-Bárbara e Cynthia) e para o qual não obtive resposta concreta.
    Contactei novamente a empresa expondo detalhadamente o que queria ver respondido, e até agora não obtive resposta, nem mesmo uma resposta padrão copy-paste.
    Ok...decidi esperar. Lá no fundo sabia que não podia "levantar cabelo" (esta expressão é linda) até ao dia 25 de Dezembro pois ainda estava dentro do prazo legal.
    Newsflash, dia 26 de Dezembro...como bem exposto pela empresa, o prazo máximo legal seria até ao dia 25 de Dezembro, entramos agora nos domínios do ilegal, e como sou um rapazito cumpridor da lei, os e-mails recebidos estão imprimidos e hoje (26/12, se o escritório estiver aberto) a DECO (defesa do consumidor) tomará conhecimento do caso, bem como o meu primo que, mesmo a calhar, tirou um curso engraçado que dá pelo nome de direito...


    PS: ainda agora, mesmo estando em ruptura de stock e sem investidores, é possivel efectuar a encomenda do referido Kit, estando apenas disponivel o pagamento via visa.
    Avisem os vossos amigos, se depender de mim, ninguém que conheço (e que goste, obviamente) efectuará compras naquele site.

    Sem comentários: