domingo, agosto 15, 2010

Aos antigos frequentadores do centro comercial eborim...


..e restantes habitantes da cidade de Évora, como é ou não do vosso conhecimento, o EX-centro comercial Eborim foi morrendo (assassinado?) aos poucos até restarem apenas os saudosos cinemas Alfas. Em 2008, chega a decisão que a hora da estocada final estaria eminente.
E assim, este outrora espaço de convívio, animação e, ao contrário da actualidade, vida (!), ficou resignado ao abandono e declínio que conhece até aos dias de hoje.
A justificação? Proporcionar melhores condições para uma optimização dos serviços à população, transferindo todos os serviços da PSP espalhados pela cidade para um único local. Ver a notícia de 2008 aqui.
Dois anos volvidos, pautados com total ausência de actividade (com ocasional utilização do estacionamento subterrâneo), na futura "super-esquadra", vamos chamá-la assim, fica agora a ser do conhecimento público que o ano de 2011 será de rejubilo para o Comando Distrital da PSP de Évora, com a inauguração das novas instalações...junto à Ladeira do Seminário.

O QUÊ CARALHO??? Pode perguntar um moderadamente atento leitor depois de cuspir sumo de amoras silvestres pelo nariz num jacto tão perfeito que envergonharia qualquer actor porno experiente em cum-shots. Sim, retribuo com a inocência que tão bem me caracteriza.
As novas instalações do Comando da PSP não serão no EX-Centro comercial eborim, como estava previsto desde 2008 e que, em última análise, precipitou o encerramento do mesmo, mas sim numas novas instalações localizadas a 200 metros das actuais, numa nova urbanização construída junto à muralha do centro histórico. Tem 2500 metros quadrados e terá um custo de 25.000 euros/mês.
300.000€ por ano, e pesquisar estas coisas na net, além da habitual náusea, leva invariavelmente para outros esquemas politico-monetários que caracterizam cada vez mais esta cidade pela negativa. Nomeadamente, qual a urbanização construída junto à muralha na qual ficará alojada esta nova sede da PSP, a que pertence à filha do José Eduardo dos Santos? O que poderá, eventualmente, acarretar esta decisão? Que tipo de apoios assegura o Carniceiro que (des)governa esta cidade? Qual a relação custo/benefício destes 300.000€/ano relacionado com uma sede de comando construída de raiz, sem "senhorios"?
E o que será, então, do espaço anteriormente conhecido como Centro Comercial Eborim?
Um espaço enorme, inaugurado em 1983 (com capacidade para 26 lojas), com localização privilegiada intra-muros, com estacionamento subterrâneo (e o Rossio ali ao lado). Perto de umas das principais portas da cidade, perto do centro da cidade, do comércio, do jardim público, do hospital, do mercado municipal...ficam as lembranças? Partes da minha infância e adolescência foram vividas por ali, onde o pó insiste em se acumular. A escuridão engole agora por completo um espaço onde, num tempo não muito distante, a hipótese de extinção desse mesmo espaço ecoava no ridículo para os trabalhadores de variados sectores que dali faziam a sua vida.
Évora está assim na sua maior parte, este é apenas um exemplo.
RIP Centro Comercial Eborim.

Sem comentários: