sexta-feira, agosto 20, 2010

Anti-Social.



Estarei eu, aos 27 anos terrenos, a transformar-me numa criatura anti-social?
Hoje, por exemplo, podia sair, podia ficar até tarde que amanhã estou de descanso, e insiste em residir em mim um sentimento de procrastinação e apatia que, analisando melhor, chega a preocupar.
Por outro lado, sempre que me é possível, e só não ocorre mais vezes por incompatibilidades horárias entre todos os intervenientes, apraz-me e dá-me anos de vida juntar alguns amigos e organizar um jantar, preferencialmente aqui por casa, de modo a estar à vontade, sem limite horário e degustar o que se quer.

Ou então todo este sentimento de ausência nocturna é devido a Évora não me estimular minimamente para sair porta fora e andar à deriva pela cidade descobrindo tudo o que ela deveria ter para oferecer. Concertos espalhados pela cidade? Espectáculos? Vida nocturna? Alguma coisa?
O vazio está para ficar.

terça-feira, agosto 17, 2010

Tobacco will kill you...



..Motherfucker.

domingo, agosto 15, 2010

Aos antigos frequentadores do centro comercial eborim...


..e restantes habitantes da cidade de Évora, como é ou não do vosso conhecimento, o EX-centro comercial Eborim foi morrendo (assassinado?) aos poucos até restarem apenas os saudosos cinemas Alfas. Em 2008, chega a decisão que a hora da estocada final estaria eminente.
E assim, este outrora espaço de convívio, animação e, ao contrário da actualidade, vida (!), ficou resignado ao abandono e declínio que conhece até aos dias de hoje.
A justificação? Proporcionar melhores condições para uma optimização dos serviços à população, transferindo todos os serviços da PSP espalhados pela cidade para um único local. Ver a notícia de 2008 aqui.
Dois anos volvidos, pautados com total ausência de actividade (com ocasional utilização do estacionamento subterrâneo), na futura "super-esquadra", vamos chamá-la assim, fica agora a ser do conhecimento público que o ano de 2011 será de rejubilo para o Comando Distrital da PSP de Évora, com a inauguração das novas instalações...junto à Ladeira do Seminário.

O QUÊ CARALHO??? Pode perguntar um moderadamente atento leitor depois de cuspir sumo de amoras silvestres pelo nariz num jacto tão perfeito que envergonharia qualquer actor porno experiente em cum-shots. Sim, retribuo com a inocência que tão bem me caracteriza.
As novas instalações do Comando da PSP não serão no EX-Centro comercial eborim, como estava previsto desde 2008 e que, em última análise, precipitou o encerramento do mesmo, mas sim numas novas instalações localizadas a 200 metros das actuais, numa nova urbanização construída junto à muralha do centro histórico. Tem 2500 metros quadrados e terá um custo de 25.000 euros/mês.
300.000€ por ano, e pesquisar estas coisas na net, além da habitual náusea, leva invariavelmente para outros esquemas politico-monetários que caracterizam cada vez mais esta cidade pela negativa. Nomeadamente, qual a urbanização construída junto à muralha na qual ficará alojada esta nova sede da PSP, a que pertence à filha do José Eduardo dos Santos? O que poderá, eventualmente, acarretar esta decisão? Que tipo de apoios assegura o Carniceiro que (des)governa esta cidade? Qual a relação custo/benefício destes 300.000€/ano relacionado com uma sede de comando construída de raiz, sem "senhorios"?
E o que será, então, do espaço anteriormente conhecido como Centro Comercial Eborim?
Um espaço enorme, inaugurado em 1983 (com capacidade para 26 lojas), com localização privilegiada intra-muros, com estacionamento subterrâneo (e o Rossio ali ao lado). Perto de umas das principais portas da cidade, perto do centro da cidade, do comércio, do jardim público, do hospital, do mercado municipal...ficam as lembranças? Partes da minha infância e adolescência foram vividas por ali, onde o pó insiste em se acumular. A escuridão engole agora por completo um espaço onde, num tempo não muito distante, a hipótese de extinção desse mesmo espaço ecoava no ridículo para os trabalhadores de variados sectores que dali faziam a sua vida.
Évora está assim na sua maior parte, este é apenas um exemplo.
RIP Centro Comercial Eborim.

terça-feira, agosto 10, 2010

Sudoeste amorangado


A TVI já assegurou, pelo menos, 3 novas temporadas da "popular" série infanto-juvenil morangos com açúcar.
Aproveitando o cartaz MTV-izado e o já o público habituee do festival Sudoeste (uns 90% de betinhos e meninos de bem com "bué" problemas e cenas maradas, que lutam para sobreviver da extrema exigência do dia a dia na escola privada e das dificuldades acentuadas com que se deparam ao longo da vida com poucos recursos monetários), a cadeia televisiva espalhou câmaras pelo recinto e zona de campismo durante os dias de festival e espera agora reforçar o sucesso já obtido em anteriores versões do programa, com este novo formato. Por dentro dos corredores da estação é já apelidado de reality-drama-juvenilo-problemático-viveavida-férias de verão-festivalaorubro-temoxmexmobuexproblemax.

Podia ser uma notícia real.
Se pensarem em, pelo menos, 10 pessoas conhecidas que foram ao Sudoeste este ano, entre 8 e 9 devem encaixar na perfeição. O cartaz, cheira a MTV que tresanda, e, claro, a morangos, podres, tão podres que sabem e cheiram a esterco mesmo antes de serem alvo de degustação.

Agora chega a tradicional e inevitável parte do "no meu tempo é que era". Mas sim, orgulho-me de ter assistido a um dos melhores cartazes de sempre que já passou pela herdade da casa branca. Em jeito de saudosismo, aqui ficam os destaques de 2000:
Dia 3: Bush, Beck, Placebo.
Dia 4: Moloko, Lamb, bloodhound gang.
Dia 5: Guano Apes, Morcheeba, Oasis (ano em que foram expulsos de palco pelo público) e Da Weasel (o virgula ou reticências ou como se chama entra em palco a fazer macaquices, consegue escorregar e fracturar o fémur. Epic shit).

E é isto. Podia falar sobre o meu ódio a festivais depois de me roubarem tudo o que tinha na tenda em Paredes de Coura em 2001 ou 2002, mas isso fica para outro post.